quarta-feira, 4 de março de 2009

AS MARCAS DA IGREJA VERDADEIRA

AS MARCAS DA IGREJA VERDADEIRA
Rev. Gildásio Reis - I.P.O.

O Conselho e a Junta Diaconal da nossa igreja, ainda neste mês de março, darão início a uma série de estudos sobre as “9 Marcas de Uma Igreja Saudável”, baseado na obra de Mark Dever. Mas muito antes do lançamento deste livro, este tema foi objeto de estudo no período da Reforma do século XVI. Embora com divergências quanto ao número de marcas, os reformadores viram a necessidade de apresentar marcas que identificassem uma verdadeira igreja cristã. Na pastoral de hoje estamos informando quais são estas três marcas:

1. A Pregação Verdadeira das Escrituras Sagradas: Esta é a marca mais importante da Igreja (Jo 8.3l,32,47; l4.23; I Jo 4.l-3; II Jo 9). Isto não quer dizer que a pregação deve ser perfeita e absolutamente pura para que ela seja reconhecida como a Igreja verdadeira. Tal idéia é inatingível na terra. Significa, contudo, que sua prédica deve ser fiel às verdades fundamentais da Escritura Sagrada.

2. A Correta Administração dos Sacramentos: Os sacramentos jamais poderão ser divorciados das Escrituras, uma vez que eles são de fato nada mais do que a própria prédica visível da Palavra, e devem ser administrados por legítimos ministros da Igreja, de acordo com as instituições divinas. Sua administração ressalta como uma marca da Igreja Primitiva (Mt 28.l9; At 2.42; I Co ll.23-30).

3. O Exercício Fiel da Disciplina: Uma igreja que prima pela santidade entende que quando seus membros estão vivendo em desobediência a Deus, precisam ser disciplinados. E o propósito é a restauração do pecador. O objetivo é que os cristãos sejam ornamentos da doutrina do Senhor ( Tt. 2:10 ) e devem portanto, fazer boas obras para que os homens vejam estas boas obras e glorifiquem a Deus ( Mt 5:16 ). O exercício fiel da disciplina é inteiramente essencial para a manter a pureza da doutrina (I Co 5.l-5; l3.l4,33,40; Ap. 2;l4,l5-20).

Rev. Gildásio Reis (adaptado)
Fonte: Pastorais do Boletim do dia 08.03.2009 (I.P.O.)

S.D.G. - SOLI DEO GLORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário